SAIBA TUDO SOBRE ENGENHARIA CIVIL | BLOG ELETROMECÂNICA 2016 1° ANO
Engenharia Civil
Mercado de Trabalho
O mercado para o engenheiro civil está aquecido em todo o Brasil, e a expectativa é melhorar ainda mais nos próximos anos, refletindo o atual crescimento da economia do país e impulsionado por programas do governo federal como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Minha Casa, Minha Vida – que aumenta a oferta de imóveis – e, principalmente a realização de eventos expressivos como a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas 2016 – que influencia no aumento da criação de vagas na construção e reforma de estruturas (obras de estádios, aeroportos e transportes).
O aquecimento do mercado imobiliário nos últimos anos segue influenciando a grande demanda pelo engenheiro especializado em construções urbanas. Escritórios de arquitetura também costumam contratar o profissional para atuar no planejamento de projetos. Entre os setores apontados como promissores, está o de petróleo e gás, que deverá receber investimentos em obras de grande porte, como gasodutos, refinarias, barragens, plataformas, navios e estaleiros. Outras áreas, também, com boa perspectiva de crescimento são energia e saneamento básico.
Salário inicial: R$ 3.270,00 (6 horas diárias). Fonte: CONFEA.
O Curso
Disciplinas como matemática, física, estatística, desenho técnico e lógica são o forte do currículo. Portanto, o estudante que pretende tornar-se um engenheiro civil deve se preparar para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho. Há também, atividades em laboratório e matérias das áreas de Administração e Economia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos três anos finais, o futuro engenheiro cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para a obtenção do diploma, o estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.
Duração média: cinco anos.
Em quais frentes o profissional pode atuar
Construção urbana: Projetar, construir e reformar casas, prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.
Estruturas e fundações: Projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.
Gerência de recursos prediais: Manter em ordem a infraestrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.
Hidráulica e recursos hídricos: Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.
Infraestrutura: Projetar e construir obras como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis e viadutos.
Saneamento: Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.
0 comentários: